Os países incentivadores e pioneiros da informática educativa foram os Estados Unidos e França. O Brasil apresenta mais de 20 anos de experiência no ramo.
O grande avanço tecnológico vem possibilitando cada vez mais o avanço das realidades educacionais através do uso do computador. A utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) vem apoiando a Educação a Distância (EAD) para a expansão da capacitação e formação continuada, resultante das transformações do mercado de trabalho.
É de suma importância à organização de equipes e gerenciamento do grupo ou instituição que coordena o curso, para que assim os aprendizes juntam-se havendo trocas entre participantes e colaboradores. Pois sua simples inserção não garante o sucesso dos processos educacionais.
A utilização de diferentes ferramentas de comunicação disseminadas torna a aprendizagem através de ambientes virtuais, interativa e faz crescer cada vez mais a procura por cursos a distância.
O simples emprego da tecnologia computacional na educação, no entanto, não implica no sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Os softwares gerenciadores, ou plataformas, possuem características e funcionalidades próprias, que precisam estar a serviço do desempenho global do processo de aprendizagem.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem são sistemas de ensino e aprendizagem pela Internet, chamadas de plataformas. A criação destes softwares tem por finalidade discutir ferramentas para o aprimoramento das trocas pedagógicas, desenvolvendo novas metodologias no sistema educacional.
É fundamental o papél do professor e aluno, conforme BASSANI (apud GERLING e PASSERINO, 2005, p.3): “Entende-se que um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é caracterizado por um conjunto de ferramentas computacionais que permitem a criação e o gerenciamento de cursos a distância, potencializando processos de interação, colaboração e cooperação.Tecnicamente, um AVA é um sistema computacional implementado por meio de uma linguagem de programação, que reúne, num único software (neste caso chamado de plataforma), possibilidades de acesso on-line ao conteúdo de cursos. Oferece, também, diversos recursos de comunicação/interação/construção entre os sujeitos que participam do ambiente. Sendo assim, os ambientes virtuais de aprendizagem podem ser utilizados para ampliar espaços de interação em cursos na modalidade presencial, como também para gerenciar cursos ofertados na modalidade semipresencial e/ou totalmente a distância.”
Segundo FRANCO, CORDEIRO e CASTILLO, (2003, p.346) destacam a descrição do uso das ferramentas compreende: estrutura do ambiente; dinâmica do curso; agenda; atividades; material de apoio; leituras; perguntas freqüentes; parada obrigatória; grupos; mural; fóruns de discussão; bate-papo; correio; perfil; diário de bordo e portfólio.
Um curso semipresencial ou a distância utiliza diversas ferramentas de comunicação, como por exemplo, o chat e o fórum. Estes recursos são mais eficazes quando agregam atividades de moderação.
De acordo com FRANCO, CORDEIRO e CASTILLO, (2003, p. 349): “Moderar é presidir um encontro virtual em tempo real (bate-papo) ou uma conferência (fórum de discussão). As principais características para obter um papel de moderador são: entendimento dos processos em EAD, domínio tecnológico e do conteúdo. “
Organização e Gerenciamento de AVA
Para a estruturação do ambiente integram-se no mínimo, os seguintes módulos: Cronogramas das disciplinas, Agendas, Chats, Fóruns, Diários e Materiais de Apoio.
Todavia, os ambientes virtuais trazem vantagens e desvantagens. Franco, Cordeiro e CASTILLO afirmam que podem ser citadas algumas vantagens: estimulação a aprendizagem autônoma, maior tempo para leituras dos materiais disponibilizados, aprendizagem na utilização dos recursos do ambiente.
Algumas das desvantagens seriam: problemas técnicos, má qualidade de Internet (gerando lentidão no sistema), o atendimento aos alunos nem sempre ocorre de forma síncrona como no ensino presencial, o tempo para a leitura e realização de tarefas podem ser curto.
O grande desafio seria de superar o paradigma que favorece no desenvolvimento de práticas impostas. Deve-se repensar a estrutura, a organização e o funcionamento de gestão. Em suma, os paradigmas vigentes estão exauridos, segundo LEVY (apud GOMES e LOPES, 2001, p. 4):
A gestão deve ser repensada, principalmente, nos sistemas educacionais, como cursos em Educação a Distância, de modo que essa transformação contribua para a construção de novos conhecimentos e para o ser humano.
Além de essencial é um desafio atuar como professor-gestor. Primeiramente, necessita-se de uma mudança paradigmática, pois na sociedade vigente temos diversas inovações tecnológicas, na qual nos apropriamos dos novos conhecimentos.
Papel do Professor
O papel do professor deve tornar os ambientes virtuais atrativo, fazendo assim, que a aprendizagem ocorra de maneira satisfatória. O aprendizado deve ser colaborativo e enfatizar discussões em grande grupo.
Afirmam VIEIRA e LUCIANO, (2001, p.4): “(...) através de orientação no andamento de conteúdo programático, gerando investigação e discussão e, na construção do conhecimento e habilidades. Os professores necessitam de um treinamento para aprender a manipular os ambientes virtuais. “
Na opinião de Gerling e Passerino (2005, p.11): “(...) a qualidade dos ambientes de educação a distância será pela potencialidade de administrar e gerenciar não somente conteúdos, como atividades e alunos. “
Papel do Aluno
O aluno deve ser participativo, organizado, interessado, autônomo, saber trabalhar em equipe e um grande pesquisador, buscando aprimorar seus conhecimentos. Como esclarece VIEIRA e LUCIANO, (2001, p.5):
Os alunos ao contribuírem para as aulas do professor, farão com que aconteça a troca de experiências. Esta troca dá-se entre aluno-professor, professor-aluno e aluno-aluno.
Planejamento x Avaliação
A organização e o gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem possuem dois pontos essenciais para seu sucesso e vigor que são o planejamento e a avaliação. Estes dois pontos (planejamento e avaliação) são as estruturas fundamentais para a construção de um curso on-line onde podemos crias Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Planejamento
Diversos fatores, devem ser levados em conta, pelo professor, como: público alvo, estruturação de ferramentas de fácil entendimento para que o aluno seja autônomo de sua aprendizagem e que assim ofereça situações para que o aluno faça anotações solucionando suas dúvidas e que tenha o suporte necessário para a busca de idéias novas e descobertas.
O planejamento é o ponto essencial do projeto, pois é nesta etapa que o professor deve definir os seus objetivos, justificativas, estruturações dos conteúdos e do ambiente.
Assim, o professor deve adaptar o seu conteúdo explorando os recursos fornecidos pelo Software que será utilizado, levando em conta o público que irá utilizá-lo adaptando ao nível de dificuldade do usuário e aos recursos tecnológicos que ele dispõe.
Avaliação
Este item também é fundamental na Educação a Distância, visto que ela é o único "feedback" do professor referente ao desempenho do aluno.
Para VICTORINO e HAGUENAUER (2004), "A avaliação em EAD é um processo contínuo, onde aspectos como interesse, cooperação e participação nas atividades propostas são extremamente importantes.".
A metodologia a ser abordada na avaliação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem é definida de acordo com a escolha do professor (tutor). O projeto, os tutores e o ambiente devem ser avaliados pelos usuários para que assim se possa fazer melhorias na implementação do curso e contribuições para a qualidade do ensino a distância.
Transição Paradigmática
A constante renovação de tecnologias e necessidades de formação continuada exigem uma mudança de paradigmas da aprendizagem tradicionalista emergindo a um paradigma sócio-construtivista, onde o uso do computador na educação se torna eficaz.
Mesmo considerando que estamos vivendo em uma era informatizada onde muitos autores já falam em educação a distância, o modelo arcaico e tradicional ainda está implícito nas pessoas, ou seja, o professor continua sendo o membro principal do ambiente de ensino.
As instituições e os professores devem buscar a renovação de seus sistemas para que aprendam juntamente a utilizar as ferramentas que darão suporte para esta nova forma de dar aula e de ministrar cursos, para que assim ocorra essa mudança de paradigma no sistema educacional.
Os ambientes virtuais de aprendizagem além de terem a incumbência de comunicação, estabelecem a interação, tornando o conteúdo se torne interativo
Portanto, a capacitação de professores torna-se a forma mais eficaz para a utilização de ambientes virtuais, através de treinamentos, que são realizados nas modalidades, presencial ou a distância. As vantagens destes treinamentos são por vezes, o estímulo à aprendizagem autônoma e o foco de aprendizagem para a utilização dos recursos.
Em suma, a implicação do educador no ambiente é primordial para que aconteça o desenvolvimento do ambiente, resultando assim, no ensino-aprendizagem. Portanto, seria uma ilusão achar que os educandos aprendem por conta própria, sem considerar que houve motivação/estímulo.
Feliz Natal!
Há 15 anos
2 comentários:
Gostei muito do blog, está lindo.
Concordo que num ambíente de aprendizagem deve ter interações entre os alunos, diálogo. Aluno deve participar, compartilhar conhecimento para assim aprender com o outro. Professor deve auxiliar seus alunos, incentivá-los, criar curiosidade neles para aprender. Assim pode-se ter melhor aprendizado de maneira prazerosa.
Ótima a tua observação colega, quero que saiba que sua opinião foi muito importante, pois temos que ter consciência que a inclusão digital esta entrando com toda força em nossas escolas e nós professores devemos procurar cada dia mais nos apropriarmos desta ferramenta tecnologica.Valeu beijos.
Postar um comentário