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Estou cursando o terceiro semestre do curso de pedagogia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sobre Softwares Educativos

Sobre Softwares Educativos

A partir da leitura indicada para esta atividade acadêmica podemos conferir a partir de vários autores algumas reflexões que giram em torno dos Softwares educativos. Um ponto importante que precisa ser discutido dentro desse assunto se refere à aprendizagem, da maneira e de quanto os softwares educativos auxiliam nela. Como já existem vários deles por ai, também há pesquisas no sentido de analisá-los quanto a sua contribuição na aprendizagem escolar. Ainda dentro dessa discussão tanto hipertexto quanto interface, interativo ou interatividade são vocábulos a se fazerem presentes. Para que um software seja interativo ele precisa dar autonomia ao usuário. Se do modo contrário ele será um software reativo no qual o reagente terá nenhuma ou poucas oportunidades de alterar o agente. O artefato existente entre homem e máquina denominado de interface precisa propiciar interatividade. Assim quanto mais interatividade uma interface propiciar mais ela poderá contribuir na construção do conhecimento e melhor será o aprendizado. Hipertexto é visto como um aporte técnico que se baseia na não linearidade do nosso cérebro processar informações. Dessa forma um software que utilizar do hipertexto estará possibilitando que o usuário busque informações de acordo com seu interesse, respeitando a lógica do raciocínio do usuário. Através de leituras podemos observar que é preciso levar muitas coisas em consideração na construção de softwares educativos inclusive o posto acima, além de cuidados pedagógicos o que requer que na construção de um software educativo se faça presente o profissional da Educação além também do profissional de informática. Se faz necessário depararmo-nos do novo contexto socioeconômico-técnológico e dos novos espaços de sociabilidade, de organização, de conhecimento, de informação e de educação. A escola precisa dentro desse novo contexto convidar e permitir que o aluno faça parte da cibercultura, assumindo seu papel social e fazendo inclusão do educando neste novo contexto. Porem tanto o acesso a cibercultura quanto aos softwares educativos precisa ser pensado com muita cautela pelo professor a fim de que esses auxiliem no aprendizado. É o professor que fará a seleção deles e do uso dos mesmos, daí importância de discutirmos também uma formação voltada as tecnologias da informação e do uso delas e da melhor apropriação delas na educação. Dessa forma mais do que sugestões, nós professores certamente temos muitas interrogações a respeito disso tudo.

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